![mydlink 01.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/1113818mydlink-01.jpg)
Big Brother is watching you
A D-Link anunciou uma nova família de produtos que têm a particularidade de poderem ser controlados via um serviço baseado na Internet (cloud). A gama inclui câmaras IP (câmaras que se podem ligar diretamente a um router, sem a intervenção de um PC), routers (distribuição de rede e acesso à Internet) e NAS (dispositivos de armazenamento de dados em rede).
De acordo com a D-Link, todos estes dispositivos podem ser facilmente instalados por qualquer utilizador devido ao software e às instruções fornecidas. Mais, uma única conta gratuita no serviço mydlink permite a gestão e controlo removo, via Internet, de até 99 aparelhos com a marca mydlink Cloud.
Entre as possibilidades deste serviço, destaque para a possibilidade de controlar remotamente câmaras IP a partir de qualquer computador ligado à Internet ou via tablets ou smartphones com sistema operativos Android e iOS. Neste caso, o acesso é feito via aplicações gratuitas disponibilizadas na Apple Store e no Google Play.
A gama de câmaras apresentadas inclui modelos com infravermelhos para visão noturna e até câmaras que permitem a rotação sobre os eixos vertical e horizontal para que o utilizador possa ter uma visão mais ampla da zona coberta. A D-Link DCS-942L (€199), por exemplo, junta visão noturna a um cartão microSD de 16 GB, que permite gravar até sete dias de imagens contínuas – após atingir a capacidade máxima, o sistema elimina automaticamente os vídeos mais antigos para continuar a gravar em contínuo.
Entre os dispositivos de armazenamento de dados em rede, que permitem o acesso aos ficheiros via Internet, existem modelos com capacidade para gravar e indexar os vídeos digitais transmitidos pelas câmaras IP, de modo a criar um sistema de segurança mais sofisticado. É o caso do DNR-322L (€299), capaz de controlar até nove câmaras em simultâneo. Este NAS suporta até dois discos rígidos SATA, que podem ser configurados de modo redundante (RAID 1) para maior proteção de dados.
Adelino Pereira da D-Link Iberia confirmou à Exame Informática que os NAS da marca incluem ainda a possibilidade de sincronizarem os ficheiros com os servidores da Amazon (S3) e que a D-Link planeia adicionar brevemente a capacidade de sincronização com o Dropbox (contas pagas e gratuitas).