Durante a apresentação da nova geração de televisores LG Cinema 3D, Sérgio Martins, gestor de produto da LG, confirmou que os primeiros televisores com painéis OLED do fabricante sul-coreano vão chegar ao mercado nacional na segunda metade deste ano. O responsável não quis adiantar preços, mas informou que a LG vai disponibilizar um modelo de 55 polegadas.
Quanto aos televisores da série Cinema 3D que estão a chegar agora o mercado, a LG garante que foram feitas melhorias assinaláveis em cinco áreas: 3D, Smart TV (acesso à Internet), design, qualidade de imagem e ecrã. Recorde-se que a série Cinema 3D utiliza a tecnologia 3D passiva, onde os óculos são polarizados (como nas salas de cinema) e não incluem componentes ativos.
Nos novos modelos, o utilizador pode definir a profundidade do efeito 3D independentemente de o vídeo resultar de uma conversão de 2D ou ser 3D real. Desde modo, o utilizador pode optar pela melhor relação entre conforto visual e efeito 3D. São também oferecidos configurações 3D predefinidas de acordo com o tipo de conteúdos que estão a ser visualizados.
O modo Dual Play promete agradar aos jogadores de consolas, já que permite que dois jogadores possam jogar lado a lado, mas visualizar imagens diferentes no mesmo televisor. Através de óculos polarizados especiais, onde cada par de óculos só “vê” um dos canais de imagem (esquerdo ou direito), o sistema envia imagens diferentes para cada utilizador. A LG garante que o Dual Play é compatível com qualquer consola e não precisa de jogos especiais, já que só é necessário que a imagem original esteja dividida em duas partes (na vertical ou na horizontal), que é o método utilizado normalmente pelas consolas para juntar dois jogadores no mesmo jogo.
O Magic Remote é uma outra novidade. Trata-se de um comando à distância que faz lembrar os comandos da consola Wii, já que funciona como um apontador. Parece ser muito útil para navegar pelos muitos menus dos televisores e para utilizar as funções Smart TV, como a navegação Web.
O design torna fácil distinguir os novos modelos dos televisores do ano passado. Sobretudo pela moldura muito reduzida (1 mm, segundo a LG).
Entre as muitas outras características, destaque ainda para o suporte da tecnologia Wi-Fi Direct da Intel, que permite transformar o televisor no ecrã de um PC sem quaisquer fios. A LG anunciou ainda que vai lançar um atualização em junho que vai possibilitar a transferência dos conteúdos do televisor para smarpthones e tablets com sistemas operativos Android e iOS. Por exemplo, vai ser possível continuar a ver num tablet um filme que foi iniciado no televisor.
A LG planeia lançar ainda uma câmara com sistema de deteção de movimentos, estilo Microsoft Kinect, para permitir o controlo da interface por gestos.
Os novos Cinema 3D já estão a chegar às lojas. O modelo topo de gama, o 55LM860V (55 polegadas) tem um preço recomendado de 3629 euros.
Pode ler um teste completo à nova tecnologia da LG na Exame Informática nº203, que chega às bancas dentro de dias.