Durante a apresentação do iPad, foi possível descobrir que a Apple pretende estrear a 16 de março o novo tablet num conjunto de países mais restrito, seguindo-se o lançamento num grupo mais alargado, a 23 de março. E no slide publicado pela Engadget é possível ver que Portugal figura no segundo grupo de países a estrear o novo iPad.
Pelo menos parte dos rumores já foram confirmados durante a apresentação do tablet: ecrã Retina Display com resolução de 2048×1536 pixéis (densidade de 246 dpi), processador A5X (com controlador gráfico de quatro núcleos), câmara de 5 MP retroiluminada (a mesma do iPhone 4S). No que toca à câmara, a Apple referiu ainda que o novo iPad está apto a gravar vídeo em Full HD (1080p).
No caso da velocidade de processamento, os responsáveis da Apple não desperdiçaram a oportunidade de dar uma alfinetada na concorrência, ao garantir que o Cortex A5X consegue ser quatro vezes mais rápido que o Tegra 3, da Nvidia.
Entre as restantes características, destaque para o suporte para 4G LTE (até 73 Mbps). O tablet da Apple também pode conectar-se nas normas HSPA+ (21Mbps ) e DC-HSDPA (42Mbps).
A autonomia da bateria também já é conhecida e não varia muito da do iPad 2: nove horas quando conectado a redes 4G e 10 horas quando não está conectado.
O novo iPad é um pouco mais pesado e mais espesso do que a versão anterior: 9,4 milímetros de espessura e 635 gramas de peso
Os preços praticados nos EUA são os mesmos do iPad 2. A saber: versão de 16GB a 499 dólares; a de 32 GB a 599 dólares para 32GB; e a de 64GB a 699 dólares. Caso se opte pelas versões 4G os preços serão: 629, 729 e 829 dólares, respetivamente.
Apenas para referência de quem ainda não desistiu de comprar um iPad 2: a Apple prevê uma redução de 100 dólares na versão de 16 GB sem 3G. O que confirma que a vida do iPad 2 não acaba com a chegada do novo iPad.
A título de curiosidade, resta lembrar que o novo iPad não tem um nome específico e eventualmente passará para a história com o nome de “novo iPad”. Pelo menos que se saiba, a Apple não batizou a nova máquina de iPad 3 (que faria sentido tendo em conta que é o sucessor do iPad 2) nem de iPad HD (que seria um nome adequado a uma máquina que reproduz vídeo em 1080p). O mais parecido que houve com um nome foi a referência a um «iPad de terceira geração».
O evento serviu ainda para anunciar novas versões do iPhoto, do Garage Band e do iMovie (que fazem parte do iLife). Não se sabe se as novas versões vão funcionar em versões mais antigas do iPad ou Macs mais antigos. É no iPhoto que as novidades se destacam mais: além de suportar fotos com 19 MP, o processo de edição de imagens ficou mais simples – a ponto de permitir que um iPad se torne numa ferramenta de trabalho para profissionais da imagem.
Como se esperava, foi ainda lançada a versão 5.1 do iOS.
Nos serviços baseados na Net, as atenções centraram-se no facto de o iTunes, na versão que opera a partir da Web, passar a suportar filmes em 1080p que podem ser descarregados as vezes que se quiser a partir de qualquer dispositivo.
Fora do mundo dos tablets e dos computadores, a Apple anunciou o lançamento de uma nova Apple TV, que suporta 1080p e tem uma interface similar à do sistema operativo iOS (custa 99 dólares nos EUA).