
Na corrida desenfreada ao desempenho e aos múltiplos processadores, a autonomia dos smartphones está a diminuir cada vez mais. Isso é especialmente visível nos modelos LTE, cuja voracidade por energia é notória. É aqui que a Qualcomm acredita que pode fazer a diferença, com a integração do chip de rádio LTE no próprio processador.
De acordo com o Gigaom, Raj Talluri, da Qualcomm, indica que os únicos processadores Snapdragon quad-core na feira Mobile World Congress (MWC) de Barcelona serão protótipos, e que a empresa aposta, antes em baixar o consumo energético dos smartphones LTE.
O Snapdragon 8960 é um processador dual core que integra o rádio LTE, e está incluído em vários telefones que vão estrear-se na MWC. A estreita integração entre estes dois componentes permite poupar energia, mas há outro fator que fará com que o 8960 seja menos voraz: é o primeiro da empresa a ser construído num processo de fabrico de 28 nanómetros, o que o torna, segundo a empresa, um dos mais eficientes do ponto de vista energético do mercado.