A Apple viria a confirmar no evento que organizou na sua sede, em Cupertino, Califórnia, que o iPhone 4S deverá estrear a 14 de outubro num primeiro grupo de países que inclui o Japão, Reino Unido, os EUA, a Alemanha, a França, Canadá e Austrália.
Numa segunda fase, o iPhone 4S chegará a 70 países (desconhece-se para já se Portugal está neste lote, em que data deverá ocorrer o lançamento).
Ao contrário do que se muito se especulou o iPhone 5 não chegou a aparecer na sede da Apple. No evento realizado na manhã do dia 4 de outubro (18H00 em Lisboa), apareceu um único dispositivo parecido com o que, eventualmente, poderá vir a ser um iPhone 5… só que dá pelo nome de iPhone 4S – e é a nova versão do iPhone, que apadrinhou a estreia de Tim Cook como CEO, depois de substituir o mítico Steve Jobs à frente da Apple.
Os vários rumores já tinham antecipado as características técnicas do agora lançado iPhone 4S – e a principal novidade também não conseguiu escapar à malha especulativa do mercado: o iPhone 4S vai estrear um assistente que reconhece comandos de voz (para já apenas em inglês, alemão, e francês; nos próximos tempos serão lançadas versões noutras línguas).
O novo assistente, que dá pelo nome de Siri, pode proceder à marcação de lembretes, indicar a roupa mais adequada para determinada previsão meteorológica ou fazer pesquisas na Web – sempre através do reconhecimento de comandos de voz.
Quanto ao hardware, o iPhone 4S distingue-se pela inclusão de um processador A5, que permite desempenho gráfico sete vezes superior ao do antecessor iPhone 4.
De acordo com a Apple, o iPhone S tem bateria com autonomia para oito horas de comunicações em 3G ou 10 horas de reprodução de vídeo.
Entre as principais novidades, destaque para o facto de o terminal contar com duas antenas, que permitem descongestionar o tráfego de dados e voz. A máquina vai poder operar a velocidades de 5,8 mbps em upload e 14,4 Mbps em download (velocidades que são o dobro das alcançadas pelo iPhone 4).
Destaque ainda para a câmara de 8MP, com estabilizador de imagem e resolução 1080p.
Nos EUA, vão ser comercializadas várias versões do iPhone 4S: a mais cara, com 64GB, vai custar 399 dólares; a mais barata, de 16GB, deverá ter um preço de 199 dólares.
Veja aqui outras novidades que a Apple anunciou no evento de 4 de Outubro.