A tecnologia 3D sem óculos chegou ao mercado dos portáteis pelas mãos da Toshiba. A primeira máquina equipada com esta nova forma de ver 3D é o Qosmio F750 3D, um portátil com ecrã Full HD (1920×1080) de 15,6" com tecnologia lenticular. Neste sistema, uma camada de pequenas lentes encaminham duas imagens, uma para cada olho. Regra geral, esta forma de ver 3D obriga a que a cabeça do espetador fique em determinados pontos para conseguir criar o efeito de profundidade. Para ultrapassar esta limitação, a Toshiba instalou um sistema que, através das imagens captadas pela webcam, faz rastreio do movimento dos olhos, levando ao reposicionamento das referidas microlentes do ecrã.
Na pequena demonstração a que a Exame Informática assistiu verificámos que o sistema funciona, embora seja visível algum atraso na adaptação ao movimento do espetador.
Como é habitual neste tipo de tecnologia, a resolução real das imagens é reduzida para metade quando o modo 3D está ativado.
O F750 3D vai chegar ao mercado no final deste mês de julho por um preço estimado de 1599 euros. No que toca à configuração, os componentes que se destacam são o processador Core i7 Sandy Bridge de quatro núcleos, a placa gráfica GeForce 540M e os 8 GB de memória RAM.
A Toshiba vai também lançar uma versão do F750 sem 3D, mas que tem uma outra novidade: a inclusão da tecnologia Intel Wireless Display, que permite a transmissão da imagem do ecrã para um televisor externo equipado com recetor compatível.
O que acha desta tecnologia? Acha que o 3D faz sentido num portátil?