
A ARM anunciou ao the Inquirer que, dentro de 18 meses, a sua GPU Mali irá apresentar um desempenho semelhante ao das consolas Playstation 3 e Xbox 360. Um anúncio corajoso, uma vez que segundo a Ars Technica , a ARM já teria sido anunciado que o GPU Mali iria atingir essa barreira 2009 e depois em 2010.
No entanto, desta vez a afirmação será um pouco mais credível. O desempenho das consolas poderá mesmo vir a ser igualado pelos tablets e smartphones num período de 18meses.
Se olharmos, como referência, para o processador System On a Chip que a Microsoft utiliza na última versão da Xbox 360, este apresenta 372 milhões de transístores num processo de fabrico de 45 nanómetros. Apenas mais 100 milhões de transístores que o Tegra 2 da Nvidia. É, portanto, perfeitamente credível que se atinja o mesmo desempenho se a ARM reduzir o processo de fabrico para perto dos 28 nanómetros.
Um ano e meio é muito tempo no mercado dos tablets e smartphones e surge a dúvida em torno do que lançará a Nvidia neste período. Com o Kal-El a chegar na segunda metade deste ano, correm rumores que o mesmo já poderá trazer este nível de desempenho.
Estará a ARM em maus lençóis?