Hoje é o dia de lançamento oficial das primeiras placas-mãe com chipset Intel Z68. Estas novas boards apresentam-se como uma solução de maior desempenho e funcionalidade do que as atuais placas baseadas nos chipsets P67 e H67.
Entre as novidades, o destaque vai para duas funcionalidades, o Intel Smart Response Technology (SRT) e o suporte para a tecnologia de virtualização de placas gráficas da LucidLogix.
O RST permite adicionar uma unidade de armazenamento Solid State Drive (SSD) ao sistema para funcionar como cache do disco rígido tradicional. Deste modo, a Intel garante que o desempenho do sistema de armazenamento aumenta drasticamente, para valores próximos da utilização de um SSD. Deste modo, o utilizador pode, simultaneamente, tirar partido do desempenho de um SSD e da capacidade de um disco rígido.
O suporte para a tecnologia da LucidLogix permite que o sistema selecione automaticamente, de acordo com a aplicação utilizada, qual o sistema gráfico a utilizar: a placa gráfica dedicada ou a unidade de processamento gráfica embutida nos processadores Sandy Bridge. Deste modo é possível, por exemplo, tirar partido da tecnologia mais eficiente de transcodificação do vídeo das GPUs da Intel ou do melhor desempenho gráfico 3D das placas gráficas.
A Asus, a MSI e a Gigabyte já fizeram chegar à Exame Informática placas Z68 para testes. Este chipset será analisado em detalhe na edição 192, que chega às bancas no dia 20 deste mês.
O que acha das novas tecnologias incluídas no Z68? Fazem sentido?