
O Windows Phone 7 pode atrasar o lançamento de smartphones com chips dual core na Nokia
Android 3.0, iOS 4.3 e Blackberry 8 são os três sistemas operativos para terminais móveis que hoje estão preparados para funcionar com processadores dual core (dois núcleos).
Um estudo da consultora Linley Group estima que, até ao final de 2011, oito sistemas operativos de telemóveis já estejam aptos a funcionar com processadores dual core.
Só que o mesmo estudo admite que a Nokia e a Microsoft possam atrasar-se face à primeira leva de pioneiros dos múltiplos núcleos. E isto porque, alegadamente, a Microsoft, em tempos, decidiu retirar a compatibilidade do Window Phone 7 com processadores de múltiplos núcleos para acelerar a estreia mundial deste sistema operativo que é encarado como uma aposta estratégica.
Com esta decisão, a Microsoft passou a concentrar esforços na compatibilidade com os processadores de um único núcleo da Qualcomm, noticia a EETimes.
Na Microsoft o caso já é conhecido, mas desconhece-se para já quando será lançada uma atualização do Windows Phone 7 que permita a compatibilidade com processadores dual core. O que pode ser especialmente problemático para a Nokia na disputa do do cobiçado segmento dos smartphones de topo de gama – que de ora em diante, vão passar a ser quase todos dual core, lembra a consultora Linley Group.
No plano teórico, a Nokia poderia apostar no Symbian^4 para o lançamento dos primeiros smartphones com chips dual core. Só que a marca finlandesa já fez saber que pretende desinvestir neste sistema operativo, tendo passado, recentemente, uma equipa de 7000 programadores especializados em Symbian para a consultora Accenture.
Subscreva a newsletter da Exame Informática e receba todas as notícias sobre tecnologia por e-mail