As primeiras máquinas equipadas com processadores Atom Oak Trail vão chegar ao mercado já em maio. A informação é da própria Intel, que anunciou, em comunicado, que o novo Atom Z670 vai ser utilizado em "mais de 35 designs híbridos e inovadores de tablets de empresas como a Evolve III, a Fujitsu Limited, a Lenovo, a Motion Computing, a Razer e a Viliv".
A Intel garante que o Atom Z670 apresenta melhorias significativas no desempenho energético, sobretudo na reprodução de vídeo de alta definição (suporte para Full HD). O gigante dos semicondutores garante que a autonomia em stand-by pode chegar a dias.
O processador, produzido a 32 nanómetros, é 60% mais pequeno do que os Atom antecessores, integrando controladores para a memória e para os gráficos, e não exige dissipador ativo (ventoinha).
No mesmo comunicado, a Intel revelou ainda que os processadores Cedar Trail já estão a ser testados pelos fabricantes de computadores, esperando-se que cheguem ao mercado na segunda metade de 2011. Estes processadores vão estar disponíveis em plataformas com Intel Wireless Music (emissão de áudio sem fios), Intel Wireless Display (emissão de vídeo sem fios) e Fast Boot (arranque rápido).
Acha que a Intel vai ainda conseguir conquistar uma fatia considerável do mercado dos tablets?