![users_0_14_mnmacworldcaps104-e4ad.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/851367users_0_14_mnmacworldcaps104-e4ad.jpg)
![users_0_14_apple-8a06.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/851765users_0_14_apple-8a06.jpg)
![users_0_14_ipoidnano-fdff.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/851773users_0_14_ipoidnano-fdff.jpg)
Foram várias as novidades que a Apple apresentou no evento de hoje, que decorreu em São Francisco e começou às 18 horas, hora portuguesa.
Steve Jobs começou por dizer que o iOS 4.1, a nova versão do sistema operativo para os dispositivos móveis da empresa, estará disponível a partir da próxima semana e resolve muitos bugs, incluindo os problemas do sensor de proximidade, bugs no Bluetooth e os problemas de desempenho no iPhone 3G.
O iOS 4.1 introduz, ainda, novidades como a possibilidade de tirar fotos HDR (três rápidas sucessões de fotos, que, combinadas, melhoram a exposição geral), a capacidade de fazer upload de vídeos HD via Wi-Fi para o YouTube e o Game Centre.
Steve deu ainda a conhecer alguns pormenores sobre a versão 4.2 do iOS que deverá chegar ao mercado em novembro. Esta versão centra-se especialmente no iPad, trazendo para este dispositivo tudo aquilo que já existe no iPhone. A 4.2 acrescenta ainda a capacidade de imprimir sem fios a partir do iPad e a funcionalidade AirTunes, ou seja, streaming de música, vídeo e fotos a partir destes dispositivos para um computador ou para a nova Apple TV.
No campo dos iPods, todos os modelos foram renovados, mas Steve não falou do iPod Classic.
O novo iPod Shuffle voltou a incluir os botões no seu chassis, visto que, segundo a Apple, esta era uma característica de que os consumidores sentiam falta. Este novo modelo é ainda mais compacto, inclui 15 horas de autonomia e está disponível em cinco cores. O modelo de 2 GB custa 49 dólares (49 euros na Apple Store Portuguesa).
O iPod Nano foi totalmente redesenhado, e é agora um quadrado tátil, sem botões, exceto os de volume. O Nano tem um clip como o Shuffle, rádio FM, pedómetro e 24 horas de autonomia a ler música. Estará disponível em seis cores e dois tamanhos: 8 GB por 149 dólares (159 euros na Apple Store) e 16 GB por 179 dólares (189 euros).
Como se esperava, o novo iPod Touch é semelhante ao iPhone 4. Inclui o Ecrã Retina, o processador A4, duas câmaras (uma HD, outra para Face Time e 40 horas de autonomia em música. O Face Time funciona tanto entre iPods Touch como com iPhones 4. O modelo de 8 GB custa 229 dólares (229 euros), o de 32 GB 299 dólares (299 euros) e o de 64 GB 399 dólares (399 euros).
No campo do iTunes, o rumor ausente é o streaming de música e filmes a partir da nuvem. Steve apresentou a versão 10 do programa, cujo logo perde o CD por estes estarem prestes a ser ultrapassados em número pela própria loja iTunes.
A grande novidade desta versão 10 é a rede social Ping, que permite descobrir quais as músicas mais populares do momento. Os utilizadores podem seguir artistas ou perfetos desconhecidos, e podem ser seguidos. A privacidade depende da vontade do utilizador. O Ping está também disponível no iPhone e iPod Touch.
Quanto à Apple TV, a maior parte dos rumores confirmaram-se. O novo dispositivo tem um quarto do tamanho do atual modelo, e inclui apenas uma porta HDMI, Ethernet e Wi-Fi sem qualquer armazenamento local. Podemos fazer streaming a partir de um computador, e os alugueres têm novos preços.
Steve Jobs mencionou que o conteúdo está disponível em seis países (EUA, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha e Austrália), com mais a aparecer no final do ano. O preço é de 99 dólares (77 euros).
Nota: preços dos iPods atualizados com os preços da Apple Store portuguesa.