A Shuttle aproveitou o Consumer Electronic Show (CES) de Las Vegas para dar a conhecer as motherboards PCB Assembly (SPA) e MicroSPA.
Ambas placas-mãe caracterizam-se pela universalidade, o que facilita a escolha e a troca de componentes de um portátil, mas também permite trocar uma placa-mãe e respectivos componentes que suporta, sem ter de substituir outros que não necessitam de upgrade (ecrãs, teclados, etc.).
Com estas placas-mães, abre-se uma nova janela de oportunidade para as denominadas marcas brancas, que vendem componentes à medida. Em contrapartida, os consumidores podem poupar algumas centenas de euros sempre que pretendem actualizar as respectivas máquinas.
Até à data, a Shuttle já vendeu mais de 15 mil das novas motherboards de nova geração, noticia a Ars Technica.
O desenvolvimento de motherboards flexíveis é um dos el dorados do segmento dos portáteis. Além de peças "proprietárias", que não respeitam os standars, os projectos de motherboards universais têm deparado com limitações ao nível da refrigeração, engenharia e espaço, entre outros.
Gostaria de poder mudar a motherboard, o CPU e a memória do seu portátil sem ter de trocar os restantes elementos? Acha que esta ideia tem "pernas para andar"?