A fabricante chinesa aproveitou o Consumer Electronic Show (CES) para fazer o anúncio e a apresentação oficial: o LePhone tem 12 milímetros de espessura e um ecrã táctil de 3,7 polegadas, refere a Reuters.
Além do processador que opera a 1GHz, a máquina está equipada para aceder a redes a 3G eWiFi.
Dispõe de Assisted-GPS e de uma versão do Android adaptada especificamente para samrtphones da marca chinesa, informa a Cnet.
A Lenovo não refere preços ou planos de lançamento.
Os responsáveis da Lenovo estão apostados a capitalizar o crescente interesse que os smartphones têm começado a registar no mercado chinês para depois se expandir comercialmente para outra paragens.
Para suportar esta estratégia, a Lenovo já anunciou que vai readquirir, por 200 milhões de dólares (139 milhões de euros) a unidade de negócios móveis que havia alienado em 2008.
A presença do Lenovo no segmento móvel não se deve ficar pelo LePhone.
A marca chinesa aproveitou ainda para dar a conhecer um smartbook (um híbrido que resulta da fusão entre smartphone e netbook) com processador de arquitectura ARM . O smartbook chama-se Skylight.
Nos notebooks, a Lenovo deu a conhecer o modelo IdeaPad U1, que se distingue por ter um ecrã rotativo que pode se usado em modo de tablet e está dotado de dois sistemas operativos e duas unidades de processamento.