![users_0_12_zune-hd-21af.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/849922users_0_12_zune-hd-21af.jpg)
O Zune HD tem impressionado a imprensa internacional que já testou o aparelho. O ecrã OLED multitouch, o processador Nvidia Tegra HD e as novas funcionalidades, onde sobressai o menu Quickplay, têm feito furor junto de alguns especialistas.
Mas até agora não havia qualquer informação da chegada do leitor multimédia à Europa.
No entanto, no comunicado oficial da Microsoft pode ler-se que os serviços Zune vão estar disponíveis em 17 mercados internacionais: Canadá, Austrália, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Espanha, Suécia, Suiça e Reino Unido. Ou seja, a Microsoft informa que os serviços multiplataforma, que permitem partilhar conteúdos entre a Xbox, o PC (com Windows) e o Zune HD, vão estar disponíveis nestes países, o que só faz sentido se o próprio aparelho for comercializado nesses mesmos mercados.
Portugal não está presente na lista, o que significa que ainda não é desta que os portugueses poderão comprar o Zune ou, ainda mais importante, utilizar os serviços associados à nova plataforma, nomeadamente a compra de música e o aluguer de vídeos.
No entanto, em resposta à Exame Informática, a Microsoft Portugal não "fechou a porta" ao lançamento do Zune HD no nosso país, indicando que "ainda não há data prevista para o lançamento em Portugal".
Acha que com o Zune HD a Microsoft será capaz de competir com o iPod da Apple? Compraria o aparelho se fosse comercializado em Portugal?