É na província de Zhejiang, na China, que se situa a fábrica e instalação de hipergravidade mais avançada do mundo. Os investigadores chineses ativaram a instalação que, quando estiver completamente operacional, vai ter três centrifugadoras e 18 unidades, sendo capaz de simular condições 1900 vezes a gravidade da Terra. O CHIEF, de Centrifugal Hypergravity and Interdisciplinary Experiment Faciltiy, vai servir de plataforma multidisciplinar para ajudar em desafios de engenharia complexos.
“Como dispositivo de experimentação indispensável, vai proporcionar uma plataforma avançada de testes e disponibilizar suporte alargado para o desenvolvimento e verificação de grandes tecnologias, bem como para a investigação em ciência e tecnologias de ponta”, descrevem as autoridades de Hangzhou, na província de Zhejiang.
As três centrifugadoras da instalação vão rodar os contentores rapidamente, forçando os materiais pesados a alojar-se nas extremidades ou no fundo, ao criar condições de hipergravidade, que podem chegar a 1900 vezes a gravidade do nosso planeta. Nesta primeira fase, apenas uma das centrifugadoras está pronta, com as outras duas a estarem ainda em construção, noticia o Interesting Engineering.
A capacidade de gerar condições de hipergravidade vai permitir aos investigadores fazerem diferentes trabalhos de pesquisa, em vários campos científicos, desde geologia, ciência dos materiais e desafios de engenharia.
Com a capacidade de 1900 vezes a força da gravidade, o CHIEF vai ultrapassar os EUA que têm uma instalação que ‘apenas’ consegue gerar até 1200 vezes a gravidade existente na Terra.