O High Accuracy Service (HAS) do sistema Galileo foi oficialmente lançado, depois de alguns meses de testes por parte dos especialistas da Agência Espacial Europeia (ESA). “Este novo serviço oferece uma nova dimensão de precisão para todos os que dela precisem, enquanto o Open Service Navigation Message Authentication – já disponível – permite aos utilizadores autenticar os sinais do Galileo à medida que os usam, minimizando o risco de interferências”, descreve Javier Benedicto, diretor de navegação da ESA em comunicado. O responsável promete ainda que há melhorias previstas para quando forem lançados satélites adicionais e que será lançada ainda nesta década a Segunda Geração do Galileo.
O novo sistema de correção de mensagens HAS está integrado na banda E6 do sinal do Galileo, geralmente não disponível em produtos de massas, como os smartphones, mas sim em equipamentos de geolocalização topo de gama.
O sistema de navegação Galileo já é atualmente o mais preciso do mundo, com uma estrutura de 28 satélites em órbita e uma cobertura mundial na superfície. Este novo serviço e a melhoria que traz vão abrir caminho a novas aplicações de precisão, como agricultura de precisão, prospeção de recursos, pesquisas em terra e água, e também em setores emergentes como robótica, condução autónoma de todo o tipo de veículos e jogos de realidade aumentada, explica a ESA.
Os satélites do Galileo em órbita emitem sinais incorporando uma medida de tempo extremamente precisa, com exatidão de milionésimos de segundo. Em terra, um recetor recebe o sinal de quatro ou mais satélites e mede o tempo que cada um demorou a chegar, convertendo depois esses valores em distâncias. O recetor faz ainda verificações cruzadas para a distância de todos os satélites, para apontar a sua localização exata sobre o planeta. Para manter toda esta máquina operacional, e com exatidão, há uma rede de Galileo Sensor Stations que realizam uma monitorização contínua dos satélites e dos seus sinais. O HAS vem permitir que essa monitorização seja também realizada de forma mais rápida e mais precisa.
Leia mais sobre estas melhorias na página da ESA.