É a primeira audiência aberta sobre os fenómenos dos Objetos Voadores Não Identificados no Congresso dos EUA, em mais de cinquenta anos, e conta com a participação do Pentágono, bem como de outras instituições, e já foi possível mostrar novos vídeos que mostram estes fenómenos, embora sem apontar conclusões definitivas.
Scott Bray, diretor de inteligência na Marinha dos EUA, refere que os pilotos têm agora hipótese de sinalizar um encontro com um OVNI diretamente a partir do cockpit e salienta o esforço intergovernamental para se perceber o fenómeno. Bray reforça que “temos especialistas no tema no governo, incluindo físicos, óticos, metalúrgicos, climatólogos, só para mencionar alguns. Temos uma abordagem de cooperação entre todos para perceber melhor os fenómenos”, cita o Motherboard.
Alguns dos vídeos mostrados foram acompanhados de uma explicação lógica e bem terrestre, como um que mostra uns triângulos, alguns a brilhar, e que eram na prática sistemas de voo não tripulado que estavam a circular na área. “A aparência triangular é o resultado de uma luz a passar pelos óculos de visão noturna e a serem gravados por uma camara SLR”, explica Bray.
Com os novos processos para se classificar estes fenómenos, as autoridades esperam um aumento no número de situações reportadas: “a mensagem é clara: se virem algo, reportem. E a mensagem foi recebida. Recentemente, recebi uma chamada de um aviador sénior com mais de duas mil horas de voo, que me ligou pessoalmente da linha de voo depois de aterrar para me contar sobre um encontro que acabara de ter”.
Os militares têm na sua posse mais de 400 relatórios de alegados encontros com OVNIs que estão a ser analisados.