A Ghost Robotics está a apresentar o seu novo cão robô numa conferência militar anual nos EUA. A empresa recorreu à Sword International para construir uma SPUR (do acrónimo em inglês Special Purpose Unmanned Riffle) e integrou a arma no seu cão, conferindo-lhe um ar verdadeiramente assustador e um potencial letal.
O W-UGV, nome do modelo, tem alcance de 1,2 quilómetros, zoom ótico 30x e está equipado com uma câmara térmica, podendo ser operado de noite, noticia o The Verge. “O Sword Defense Systems SPUR é o futuro dos sistemas de armamentos não tripulados e o futuro é agora”, vaticina a empresa em comunicado.
Ainda não há qualquer indicação sobre como é que este cão robô vai ser verdadeiramente usado no terreno, havendo dúvidas sobre se o operador humano que controla a trajetória irá também controlar os disparos e apontar a arma.
Em paralelo, a Ghost Robotics já fala em integrar outro tipo de aparelhos no modelo Q-UGV, como um drone da Lockheed Martin ou um sensor de reconhecimento da Digital Force Technologies.
A Boston Dynamics, que constrói o popular Spot, tem uma política clara de não permitir que sejam integradas armas nos seus robôs, mas nem todos os fabricantes seguem a mesma filosofia.
Veja o vídeo com esta potencial arma do futuro: