Às 20:02 (EDT) locais na Florida, a missão Inspiration4 arrancou em direção ao espaço, dando início a uma janela horária de cinco horas de atividade que levou quatro civis ao espaço. As quatro pessoas estavam dentro de uma cápsula Crew Dragon propulsionada por um foguetão Falcon 9 da SpaceX de 70 metros de altura. “A porta está agora aberta e é verdadeiramente incrível”, descreveu Jared Issacman, o comandante desta missão. A equipa de quatro pessoas vai passar três dias em órbita, com regresso previsto para 18 de setembro.
O empresário anunciou há dez meses a intenção de liderar uma missão espacial que, pela primeira vez, levasse apenas civis e não astronautas treinados num voo orbital. Issacman comprou o ‘bilhete’ para esta viagem e quis aproveitar a iniciativa para angariar receitas a favor do hospital pediátrico St. Jude. A primeira pessoa a receber o ingresso foi Hayley Arceneaux, trabalhadora do hospital, sobrevivente a um cancro e que se tornou a americana mais jovem de sempre a viajar para o espaço e a primeira a fazê-lo com uma prótese. O segundo ingresso foi comprado em leilão por 13 milhões de dólares e o vencedor foi escolhido por sorteio entre os doadores. Chris Sembroski recebeu o bilhete de um amigo, que tinha sido o nome sorteado. O quarto bilhete foi escolhido de entre um grupo de empresários que concorreram com vídeos das suas lojas e iniciativas de vendas de produtos com as receitas a serem canalizadas também para o hospital. A vencedora foi Sian Proctor, pelo esforço na venda da sua arte e poesia. O pai de Proctor trabalhou no programa Apollo e sempre quis ser astronauta, sendo inspiracional a mensagem de que a filha acaba por conseguir concretizar o sonho do pai.
A CEO da SpaceX, Gwynne Shotwell, congratulou-se pelo sucesso da missão e descreveu que “os astronautas civis da Inspiration4 estão a pavimentar o caminho para um futuro em que o espaço esteja mais acessível para todos que queiram lá ir e estamos muito orgulhosos que tenham confiado em nós para o voo”, cita a Space.com.
Esta é a quarta tripulação a voar numa cápsula Dragon, veículo construído para servir de ‘táxi’ para voos de e para a Estação Espacial Internacional. O voo é completamente autónomo, gerido pelas equipas da SpaceX em terra.
Menos de dez minutos depois da descolagem, o Falcon 9 regressou a Terra e foi recuperado com sucesso pelo navio ‘Just Read the Instructions’, como era esperado.