A equipa responsável pelo Telescópio Hubble tem estado a olhar para o computador de carga, um hardware que data da década de 1980, como sendo a possível causa para o problema de memória que tem afetado todo o sistema. Agora, a agência espacial norte-americana revela que “depois de testes durante vários dias, incluindo tentativas de reiniciar e reconfigurar o computador e o sistema de backup, que não foram bem sucedidos, a informação daí recolhida permite-nos determinar a possível causa dos problemas na Unidade de Controlo de Energia”, cita a Cnet.
Esta Unidade é o componente responsável por assegurar um fornecimento constante de eletricidade para o computador e para a memória. A análise conduzida pelos investigadores sugere que há um problema a afetar o regulador de voltagem, disparando para níveis não aceitáveis ou que o circuito secundário de proteção se degradou com o passar do tempo e está ‘encravado’ neste estado de inibição.
Agora, a equipa ativou uma Unidade de Controlo de Energia secundária e vai, durante esta quinta-feira, tentar ligar o restante hardware para perceber se a solução é eficaz. Caso esteja encontrada a resolução, ainda devemos ter de aguardar alguns dias até que todos os sistemas voltem a estar funcionais e o Hubble possa retomar a sua atividade.
O Telescópio Hubble é um projeto conjunto entre a NASA e a Agência Espacial Europeia, já teve uma ‘morte’ anunciada que foi sendo adiada por várias vezes. O projeto que lhe vai suceder, o James Webb Telescope, tem um potencial lançamento previsto agora para outubro.