A câmara HiRise da MRO (Mars Reconnaissance Orbiter) controlada a partir da Universidade do Arizona conseguiu captar uma imagem de rara beleza em que é possível ver um pequeno tufão levantar poeira, movimentar-se pela superfície do planeta e a deixar descoberta uma camada de material mais escuro por baixo. “O principal objetivo da observação das dunas dentro de uma cratera a norte da Cratera de Antoniadi é detetar mudanças com o passar do tempo, mas a HiRise capta a natureza em ação muitas vezes”, explica a equipa responsável citada pelo Cnet.
A equipa conseguiu ainda captar várias imagens onde podemos aperceber-nos das mudanças subtis causadas pela passagem deste dust devil. A ‘ação’ aqui retratada aconteceu em janeiro de 2020 e só depois do processamento das imagens é que foi feito o devido destaque público.
A NASA pode agora tentar procurar mais tufões destes nas imediações da sonda Mars InSight e tentar colocar a sonda ‘a jeito’ para que estes lhe limpem os painéis solares. O módulo foi colocado em modo estacionário devido a ter poeiras a cobrir os painéis e um tufão destes pode ajudar a dispersar esta camada de sujidade.
Também a sonda Perseverance pode vir a ter um destes ‘encontros’ e captar imagens destes fenómenos.