O laboratório computacional de alto desempenho para análise de big data da Universidade de Évora (UÉ) investiu em dois equipamentos Nvidia DGX A100 com capacidade global de 10 petaflops (10.000.000.000.000.000 instruções por segundo), 16 GPU A100, 640 GB de memória das GPU e 2 TB de memória RAM. Este sistema proporciona um desempenho equivalente a 10 mil computadores e é único em Portugal, representando um investimento de 400 mil euros.
“Estamos a dotar este laboratório de Inteligência Artificial e Big Data com elevada capacidade computacional no domínio da aprendizagem automática e de inteligência artificial”, explica, em comunicado, Paulo Quaresma, professor do Departamento de Informática da Universidade de Évora e que lidera o Laboratório BigData@UE. A capacidade de processamento total máximo deste equipamento é de 10 petaflops, o equivalente a cerca de dez mil computadores de secretária sem placa gráfica especializada.
O programa Alentejo 2020 financia este projeto e o equipamento vai ser utilizado para “potenciar fortemente o desenvolvimento de investigação, inovação e transferência de conhecimento em inteligência artificial e big data”. Está a decorrer um concurso para contratar um investigador doutorado durante três anos para assegurar a correta gestão e potenciação deste equipamento, adianta ainda a UÉ.
Um dos projetos no qual a universidade está a participar, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), é o desenvolvimento de um sistema baseado em IA e que permita diminuir em 5% o tempo de atendimento de cada chamada telefónica para a Linha SNS24. A aplicação atual das metodologias permite “classificar as chamadas num dos 59 algoritmos existentes com um grau de correção superior a 80% e identificar os três algoritmos mais prováveis com um grau de precisão de 97%”, explica Paulo Quarema. A aquisição do novo sistema computacional vai permitir aplicar metodologias baseadas em redes neuronais profundas (deep learning) mais modernas e existe a expetativa de que será possível melhorar ainda mais o desempenho já conseguido.
O BigData@UE é um laboratório computacional de alto desempenho para análise de grandes conjuntos de dados e que tem o objetivo de prestar serviços de investigação e inovação não só na região do Alentejo, mas também a nível nacional e internacional.