A National Science Foundation (NSF) que gere o radiotelescópio de Arecibo anunciou que a estrutura colapsou durante esta terça-feira. O recetor gigante, suspenso, acabou por cair na antena de 300 metros que estava por baixo. “A plataforma caiu inesperadamente”, revelou um porta-voz, confirmando que ninguém ficou ferido e prometendo mais explicações para quarta-feira. As equipas de engenharia já chegaram ao local e os responsáveis sublinham que a principal preocupação é mesmo manter a segurança de todos, enquanto se avaliam os estragos.
A agência revelou estar triste pelo sucedido e confirmou que “à medida que avançarmos, vamos encontrar novas formas de assistir a comunidade científica e manter a nossa relação forte com a população de Porto Rico”.
A estrutura já apresentava problemas: no verão, dois dos cabos que ajudavam a assegurar a suspensão partiram-se e, em novembro, já tinha sido anunciado que o radiotelescópio ia mesmo ser desmantelado.
Agora, com o desabamento, o objetivo passa por manter o maior número possível de estruturas intactas e tentar manter o local como um sítio para educação e aprendizagem. O local estava operacional há mais de 60 anos e apresentava uma configuração invulgar, o que o fez aparecer em filmes e entrar no imaginário da população.