A misteriosa aeronave X-37B vai voltar à órbita terrestre baixa pela sexta-vez, depois de ter regressado à Terra no ano passado, ao fim de 780 dias no espaço. Desta feita, o lançamento, operação e aterragem vão ser supervisionadas pela entidade recém-criada pela administração presidencial norte-americana, a Força Espacial dos EUA.
Não há muita informação disponível sobre o que este avião faz concretamente, mas sabe-se que está em operações desde 2010 e que serve de plataforma de apoio ao transporte de material considerado experimental e secreto. Em 2019, a quinta missão bateu o recorde de permanência no espaço, com 780 dias, mais 240 do que o esperado inicialmente.
Agora, para a sexta missão, a Força Espacial já revelou que o avião vai colocar em órbita um pequeno satélite chamado FalconSat-8, desenvolvido pela Academia da Força Aérea dos EUA, noticia o Engadget. O sistema FalconSat-8 é uma plataforma educativa que consiste em cinco cargas experimentais.
Além deste equipamento, o avião leva a bordo sementes e outros materiais para estudar o efeito da radiação para o cultivo no espaço. Esta é a primeira vez que o X-37B vai ser equipado com um módulo de serviço que permite conduzir experiências a bordo. A mesma abordagem deve ser seguida em futuras missões.
O lançamento para esta sexta missão vai acontecer no próximo sábado, dia 16, a partir de Cabo Canaveral, Florida, EUA.