A NASA já declarou o óbito da sonda Mars Opportunity, depois de várias tentativas para retomar o contacto, sem qualquer sucesso. A sonda foi apanhada por uma tempestade em junho de 2018 e assume-se agora que ficou com os paineis solares cobertos de uma grossa camada de poeira, o que a impede de recarregar as suas baterias. A equipa em Terra assume que, com a iminência do inverno marciano, a sonda estará mesmo “morta”. A Opportunity precisa de energia para manter os aquecedores ligados e sobreviver àquelas condições climatéricas, lembra o Engadget.
A NASA esteve à escuta durante 45 dias depois da tempestade, para tentar perceber se havia algum sinal vindo da sonda, mas sem ter recebido qualquer indicação nesse sentido. A partir desse prazo, foram feitas tentativas periódicas de recontacto, também infrutíferas
Não está colocada de parte a hipótese de a sonda ter sofrido também algum dano decorrente da tempestade.
Entre os sucessos da Opportunity, contam-se a revelação de que Marte teve oceanos de água no estado líquido e várias conclusões sobre a atmosfera marciana e o espaço, conseguidas devido à localização privilegiada.
A exploração de Marte continua agora com a InSight que chegou em novembro e com as futuras ExoMars e Mars2020.