O líder da SpaceX e da Tesla já tem habituado o mundo a anúncios invulgares e ideias originais. Elon Musk prepara-se para mais um marco histórico: o primeiro lançamento da Falcon Heavy da SpaceX. Trata-se do maior e mais poderoso foguetão de sempre. E tem, segundo a SpaceX, capacidade para fazer missões a Marte. Na prática, o Heavy resulta da junção de três Falcon 9, a nave da SpaceX que tem sido usada em várias missões espaciais para lançar satélites e transportar carga para a Estação Espacial Internacional. No total, são 27 motores (3×9) que têm uma capacidade de impulso total equivalente a cerca de 18 aviões Jumbo (Boeing 747).
A capacidade de transporte anunciada é superior a 60 toneladas, mais do dobro da capacidade do concorrente mais próximo, o Delta IV Heavy da United Launch Alliance (motores da Boeing).
Mas no primeiro voo a carga vai ser bem leve. O Falcon Heavy não vai transportar satélites ou outra qualquer carga espacial. O que até é compreensível porque este será um lançamento de testes. Mas não vai vazio: vai transportar um Tesla Roadster da coleção pessoal do próprio Elon Musk. Se tudo correr bem, o Roadster vai atingir uma velocidade nunca antes alcançada por um carro já que o Falcon Heavy deverá atingir mais de 7000 km/h.
O lançamento Falcon Heavy é particularmente importante porque este veículo espacial é visto como uma alternativa válida e económica para as missões que a NASA está a planear para a Lua e até para Marte.
Vídeo do teste dos motores do Falcon Heavy