O Savannasaurus elliottorum é um dinossauro sauropode e pertence a uma nova espécie descoberta agora na Austrália. Os trabalhos já aconteciam há dez anos, mas só agora o trabalho do paleontólogo Stephen Poropat e da sua equipa foi publicado na Scientific Reports.
Além de ser uma nova espécie, a descoberta ter sido feita na Austrália também agradou bastante à comunidade científica, uma vez que são raros os fósseis de dinossauro descobertos naquele continente.
Os investigadores conseguiram descobrir o esqueleto quase completo deste sauropode. O Savannasaurus devia medir 15 metros e pesar 18 toneladas, tanto quanto três elefantes juntos, explica o The Verge. Estima-se que estes animais eram vegetarianos e teriam vivido na Austrália há 95 a 98 milhões de anos, durante o período final de vida dos dinossauros antes da extinção em massa.
Os dinossauros terão chegado à Austrália através da Antártida, que na altura ligava o continente à América do Sul. Os ossos mais antigos ali encontrados têm 105 milhões de anos, o que indicia que a viagem só terá acontecido durante um período de aquecimento.
Os investigadores revelaram também ter descoberto um crâneo de um titanossauro e estimam que existam muitos mais ossos, à espera de ser encontrados.