O fundador da SpaceX (e também da Tesla) discursou ontem na International Astronautical Conference e deu uma palestra com o título «Tornar os Humanos numa espécie multiplanetária». Elon Musk falou sobre o plano detalhado para evitar a extinção dos seres humanos e que envolve colonizar Marte, devido à sua proximidade e semelhanças com a Terra.
A SpaceX já construiu e testou os motores de foguetão Raptor, que poderão oferecer a força necessária para uma viagem até Marte. Os Raptor devem ser usados no Interplanetary Transport System, ou ITS, sendo precisos cerca de 40 destes motores para arrancar do solo. O ITS será capaz de levar até cem toneladas, seja carga ou pessoas, a Marte.
As contas de Musk dizem que, com os métodos atuais, o custo de levar uma pessoa até Marte é de dez mil milhões de dólares, mas o empresário visionário quer baixar este valor para os 200 mil dólares por pessoa. A estratégia passa por ter partes de foguetões reutilizáveis, de forma a diminuir o custo da missão.
As primeiras viagens devem ser capazes de levar até cem pessoas e o ITS deve oferecer salas com gravidade zero, zonas de projeção de filmes, cafeteria e muitas opções de entretenimento.
Veja um vídeo com a apresentação deste conceito de sistema de transporte interplanetário.