O projeto assume ainda contornos de sigilo – mas os tweets de Elon Musk ajudam a perceber como é que a SpaceX já começou a trabalhar para descolar rumo a Marte com um veículo espacial tripulado. O primeiro lançamento de teste com o motor Raptor acaba de ser realizado, em McGregor, Texas, como pode ser atestado pela foto que o empresário já pôs a circular nas redes sociais. Desconhece-se as datas em que o teste foi levado a cabo.
O motor Raptor é apontado como a peça-chave do projeto de viagens interplanetárias. O motor foi desenhado para fazer descolar 227 mil quilos de peso. O que o coloca na mesma classe dos motores que têm vindo a ser usados no Space Shutle. Sabe–se também que o Raptor deverá usar metano líquido, em vez de querosene, informa o The Verge. Pouco mais se sabe sobre a ficha técnica deste motor.
Com o programa conhecido por BFS, a SpaceX quer ganhar posição entre os projetos que pretendem chegar a Marte. Elon Musk, o homem que lidera não só a Tesla como também a SpaceX, fixou em 2024 o lançamento do primeiro veículo rumo a Marte. Antes disso, prevê-se que tenham de ser lançadas várias missões com o objetivo de transportar recursos e ferramentas para criação de infraestruturas habitáveis para os futuros exploradores de Marte. A SpaceX prevê que essas missões arranquem em 2018 – o que significa que a SpaceX já entrou em contrarrelógio, se quiser respeitar o prazo.