

Investigadores da Universidade de Tóquio criaram um garfo que usa corrente elétrica para enganar as papilas gustativas e transmitir a sensação de que a comida possui um sabor mais salgado do que tem na realidade. O utensílio, chamado Electro Fork, foi criado ao abrigo do projeto Restaurante Sem Sal, um espaço que visa dotar os alimentos de um sabor salgado sem ter de efetivamente recorrer a sal.
O objetivo é melhorar a saúde das pessoas que não podem ingerir este tipo de comida. Recorde-se que a ingestão de grandes quantidades de sal pode levar a pressão alta, o que, por sua vez, pode conduzir a problemas cardíacos, por exemplo.
Assim, a corrente elétrica é utilizada para transmitir não só a ideia de salgado como também de amargo e de textura, sendo que, até agora, o doce foi quase impossível de ser reproduzido, revela a Cnet.
O projeto foi testado no Restaurante Sem Sal, em Tóquio, num dia da semana passada e incluiu uma refeição com cinco pratos: salada, arroz, costeletas de porco, rolo de carne e bolo. A partir de 10 de Abril, o espaço abrirá portas e servirá refeições como qualquer outro restaurante.
Ainda não se sabe se o Electro Fork virá a ser comercializado, mas pode ver um vídeo de demonstração abaixo.