O rover Curiosity tem agora mais um feito inédito para juntar à lista: pela primeira vez, o veículo robotizado foi captado integralmente num autorretrato a cores. Para os fãs mais evoluídos das selfies poderá não ser propriamente uma novidade, mas para os entusiastas da exploração espacial é merecedor de nota: até porque se trata do primeiro autorretrato tirado em Marte que capta todo o Rover, explicou o site Phys Org.
Para conseguir captar todo o veículo, o sistema que controla o Curiosity recorreu a uma Mastcam, que à semelhança dos sticks de selfies usados no dia-a-dia, também permite criar uma distância entre câmara e objeto fotografado.
Esta imagem panorâmica foi obtida a 19 de dezembro com o propósito de estudar a morfologia de uma duna marciana que dá pelo nome de Namib. A panorâmica que já começou a circular na Web resulta de junção de várias imagens, que terá sido levada a cabo pelo especialista Andrew Bodrov.
Antes desta imagem, o Rover Curiosity já havia feitos selfies com uma câmara conhecida por MAHLI – mas essas imagens não captam o veículo na totalidade.