Os cientistas já sabem que os cães usam um processo simples (baseado em duas regras básicas da Matemática) para controlar os rebanhos. Uma que faz com que não deixem abrir brechas e que mantém os animais juntos e, outra, que força as ovelhas a seguir em frente quando todas as brechas estão devidamente fechadas.
Segundo reporta o The Guardian, uma simulação de computador comprovou que cumpridas ambas as premissas, um único cão (ou um pastor) consegue controlar mais de 100 animais.
Para realizarem o estudo, os cientistas artilharam um cão pastor e várias ovelhas com dispositivos GPS. Dessa forma, foi possível, em tempo real, determinar a posição de cada indivíduo e estudar as movimentações.
Os cientistas defendem que os mesmos princípios podem ser aplicados ao controlo de multidões e ao desenvolvimento de robôs que conseguem controlar rebanhos.
Os autómatos podem fazer o mesmo trabalho e adicionar funcionalidades. Por exemplo, manter o gado fora de zonas específicas. O mesmo algoritmo pode ajudar ao desenvolvimento de soluções que ajudam a controlar locais com tendência a juntar multidões. Em última análise, o comportamento das pessoas pode ser quase previsto, e antecipado, utilizando este algoritmo.