Uma equipa de investigadores da Microsoft está a trabalhar numa tecnologia para ecrãs táteis de dispositivos móveis que pretende fornecer diferentes sensações a partir do que se está a fazer. Por exemplo: se está a escrever no teclado virtual de um ecrã tátil, passará a ter-se a sensação de que se está a carregar numa tecla; e, se estiver a carregar num botão do ecrã, ter-se-á uma sensação similar ao clique do rato. Além disso, conseguirá ter-se uma noção do peso de uma pasta quando se arrastar os ficheiros de um local para o outro no ecrã do equipamento.
Segundo avança o Business Insider, a equipa da Microsoft está atualmente a investigar um leque de diferentes sensações táteis de feedback que envolvem tanto hardware como software.
Para se conseguir a sensação de estar a tocar num teclado, a empresa está a recorrer a um método em que coloca uma camada de um material debaixo do vidro que se curva quando sente voltagem eletrónica – isto é, o vidro dobra-se ligeiramente quando se carrega em cada tecla.
Outra abordagem que está a ser testada está relacionada com um sistema chamado eletrovibração, em que se alterna a voltagem aplicada à superfície do vidro. Isto muda a fricção entre a ponta do dedo e o vidro, criando sensações de suavidade ou de maior rugosidade. Estes sensores seriam colocados na moldura do smartphone ou tablet.