A NASA optou por versão alteradas dos novos smartphones da Google, com os sensores 3D de nova geração. Estes telemóveis vão ser o cérebro e os olhos dos robôs astronautas conhecidos como Spheres, de Synchronized Position Hold, Engage, Reorient, Experimental Satellites.
As Spheres são basicamente robôs flutuantes similares a alguns autómatos que surgiam na saga Star Wars. Os robôs estão na ISS desde 2006 e não são capazes de fazer muito mais do que pairar com precisão. A NASA espera que um dia possam efetuar tarefas mais complexas, incluindo as que precisarem de ser feitas no exterior da ISS, noticia a Reuters.
Os smartphones da Google vão servir para acrescentar funcionalidades de comunicação e visão aos Spheres. Além disto, acrescentam ainda capacidade de processamento, acelerómetros e outros sensores importantes.
Os equipamentos do Project Tango da Google incluem ainda sensores infravermelhos de profundidade, o que ajuda na criação de mapas 3D. A NASA alterou estes telemóveis, de forma a aumentar-lhes a autonomia.