Os investigadores encontraram vitamina B3, ou seja, niacina, em oito meteoritos antigos e ricos em carbono. O volume situa-se entre as 30 e 600 partes por mil milhões, noticia a Popular Science.
A niacina é um precursor para um dos elementos que constituem os aminoácidos, que por sua vez aparecem como os “tijolos” de proteínas moleculares. Estas proteínas são cruciais para as funções desempenhadas por organismos vivos e são as partes químicas responsáveis por agir sobre outras partes relativamente inertes. Daí a formulação da teoria de que a vida tal como a conhecemos na Terra possa ter origem extraterrestre.
Os cientistas acreditam que a vitamina foi criada durante algum acontecimento no Sistema Solar e foi trazida para a Terra por meteoros. Estes colidiram com a superfície e, por erosão, deixaram a vitamina B espalhar-se pelo nosso paneta.
No entanto, há estudos que mostram que a vitamina B já poderia estar a ser criada na Terra por outras formas. O surgimento da vitamina em meteoritos pode ter ajudado a acelerar o processo.