![helices.jpeg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/2199585helices.jpeg)
A Coimbra Genomics foi criada no ano passado com o objetivo de desenvolver uma plataforma que arquiva e disponibiliza informação genética dos doentes. A ideia de negócio, que pretende explorar o promissor segmento da medicina personalizada, acaba de ganhar um aliado de peso: o CHUC anunciou um acordo com a startup portuguesa que prevê a participação dos médicos dos hospitais universitários no desenvolvimento da nova plataforma.
«Dentro de um ano ou ano e meio deveremos ter uma versão beta da plataforma concluída», prevê Nuno Arantes e Oliveira, CEO da Coimbra Genomics, quando questionado pela Exame Informática. A versão comercial da nova plataforma só deverá ficar concluída entre 2016 e 2017.
Através da parceria com o CHUC, a Coimbra Genomics garante a participação de médicos de várias especialidades no desenvolvimento da nova plataforma que reúne informação genética dos vários doentes. «É importante garantir a participação dos médicos, uma vez que são eles principais utilizadores desta plataforma. Com a participação dos médicos será possível saber qual a informação (do ADN do paciente) que deverá estar disponível e os moldes em que será disponibilizada essa informação», explica CEO da Coimbra Genomics.
Nos primeiros tempos, a parceria de desenvolvimento deverá começar por incidir nas especialidades de oftalmologia, neurologia, gastroenterologia, genética e oncologia, «mas o objetivo é que esta plataforma se torne transversal e possa ser usada por todas as especialidades médicas que precisem dela».
Nuno Arantes e Oliveira recorda que a nova plataforma está a ser desenvolvida com o objetivo de chegar ao mercado global, podendo ser usada «por qualquer hospital».
Em comunicado, o CHUC e a Coimbra Genomics realçam o pioneirismo do projeto: «O potencial de excelência da medicina do CHUC em associação com as empresas tecnológicas de Coimbra ligadas à saúde podem dinamizar a economia portuguesa através da internacionalização e da exportação de conhecimento», referiu José Martins Nunes, presidente do CHUC.
Com a nova plataforma, a Coimbra Genomics pretende chegar ao mercado global com a distribuição de uma ferramenta que permite conhecer as características genéticas de cada pessoa e adequar as terapias tendo em conta essas características. Essa mesma plataforma poderá revelar-se igualmente útil para atuar como repositório da informação genética de cada pessoa – o que pode ser útil para antecipar a ocorrência de doenças ou servir como ferramenta de apoio à decisão.