Os cromossomas eucarióticos fazem parte dos organismos multicelulares. Agora, pela primeira vez, uma equipa de investigadores anunciou que conseguiu recriar estes cromossomas, sem terem qualquer outro organismo de base. Até agora, ninguém tinha sido capaz de reconstruir estes elementos. A equipa anuncia-a como sendo a primeira célula completamente sintética.
«Não quisemos fazer uma réplica fiel de um cromossoma existente, mas sim criar uma versão extensivamente modificada e desenhada em computador, usando uma série de princípios para obtermos levedura feliz e saudável», explica Jef Boeke, um dos biólogos moleculares responsáveis pela experiência.
Para este trabalho, os investigadores e cerca de 60 alunos trabalharam em conjunto para inserir mais de 500 alterações na sequência nativa do cromossoma. Esta manipulação permitiu que a levedura adquirisse algumas propriedades únicas, explica o The Verge.
Este e um dos primeiros passos, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Só a levedura tem mais 15 cromossomas que terão de ser recriados. Assim que o conseguirem fazer, estes investigadores serão os responsáveis por grandes alterações, nomeadamente em algumas das maiores indústrias. «Iremos ser capazes de fazer muito mais, na altura que tivermos ganho mais controlo sobre os nossos genes», sintetizou Boeke.