Pesa 635 quilos e tem seis pernas para andar. Ainda não tem a ligeireza de um caranguejo, mas deverá estar equipado com um par de pinças que permitirá manipular objetos que se encontram no fundo do mar. É um robô que pode ser controlado por humanos. Chama-se Crabster CR200.
Ainda durante esta primavera, o Instituto das Ciências e Tecnologias do Oceano da Coreia prevê testar este novo meio de transporte submarino a 200 metros de profundidade.
Os investigadores coreanos ainda não se pronunciaram quanto a uma estreia definitiva em habitat natural, mas já revelaram algumas intenções quanto a este projeto: o Crabster CR200 está a ser construído para ser manobrado por cientistas, profissionais que têm de trabalhar no fundo do oceano ou apenas turistas que gostam de aventura.
Face ao tradicional mergulho tem uma vantagem evidente: é mais pesado que um ser humano e dispõe de um modo de proteção que evita o arrastamento por correntes mais fortes. A esta característica, junta-se uma parafernália de equipamentos: 11 câmaras, um sonar que permite reconhecer o relevo num raio de 150 metros; um retransmissor rádio que permite controlo remoto e envio de dados recolhidos pelos vários dispositivos; e ainda um sistema de localização por sinais acústicos.
De acordo com a Popular Science, o Crabster CR200 está apto a mover-se a uma velocidade de 1,5 quilómetros por hora. No vídeo que se encontra disponível nesta página é possível ver este robô submarino a movimentar-se sem a carapaça de fibra de vidro que terá na versão final.