A Polícia do Estado de Queensland, Austrália, vai começar a usar scanners de laser portáteis para reconstruir locais de crime através de diagramas tridimensionais.
Segundo a Wired UK, a tecnologia, que dá pelo nome de Zebedee, permite reproduzir o espaço de um crime em apenas 20 minutos.
«Entre as vantagens desta nova tecnologia, encontram-se a redução de interferências no local, poupança de tempo, e a possibilidade de acesso a áreas que, na realidade, são de difícil acesso», explica, num comunicado, Ian Stewart, Comissário da Polícia de Queensland.
A tecnologia, criada pela Organização de Investigação Científica e Industrial Commonwealth (CSIRO), está apta a captar todas as coordenadas de objetos e do espaço envolvente numa distância máxima de 30 metros. Através deste dispositivo que emite e mede os reflexos de laser, a polícia australiana pode recolher dados relativos a velocidade, orientação e forças gravitacionais.
O scanner laser é usado em articulação com uma câmara com o objetivo de associar imagens às coordenadas tridimensionais.
Antes de serem usados pela polícia australiana, os scanners Zebedee foram usados na reconstituição de monumentos como a Torre de Piza.