O estudo das infraestruturas existentes em Faro deverá decorrer nas próximas três semanas. A iniciativa decorre do facto a capital do Algarve ser a única cidade portuguesa vencedora da Iniciativa Smarter Cities Challenge, informa um comunicado da IBM. De acordo com a IBM Portugal, o serviço de consultoria prestado pela equipa de especialistas representa um investimento de 400 mil dólares.
A equipa nomeada pela IBM é constituída por cinco elementos: um especialista em matérias relacionadas com a água, um consultor de gestão, um perito de recursos humanos, um diretor de um Centro de Excelência de Serviços e um representante de uma das 100 Smarter Cities que existem no mundo.
Esta equipa tem como missão trabalhar em articulação com os profissionais do município algarvio, entidades públicas, associações locais e empresários da região.
No dia 28 de fevereiro, a equipa de especialistas dará a conhecer as recomendações que deverão ser seguidas a fim de garantir melhorias na qualidade de vida e trabalho da população de Faro. A apresentação das recomendações será feita em cerimónia pública.
Rogério Bacalhau, Presidente da Câmara Municipal de Faro, lembra que a entrada para o lote de cidades inteligentes que contaram com o apoio da IBM tem como principal objetivo avaliar os benefícios de «um sistema de informação público, dedicado ao tratamento inteligente dos mais diversos dados». No comunicado da IBM, o presidente da câmara de Faro reitera a importância que as recomendações dos especialistas poderão ter no que toca à gestão «dos recursos, as tecnologias e modelo organizacional que permita a sua futura implementação».