Os trabalhos de investigação para a nova sonda incluíram uma equipa de 19 cientistas e demoram cinco meses. Agora, a NASA revelou os planos para o 2020 Rover, uma expedição a Marte que poderá ser a maior missão da década. O objetivo desta missão é procurar vestígios de vida em Marte e obter material que possa ser usado para planear expedições futuras com humanos.
O 2020 Rover deve ter o mesmo tamanho e configuração da sonda Curiosity, com a vantagem de permitir melhor reconhecimento de rochas e ter uns sensores com maior resolução, noticia o Mashable. Os cientistas pretendem determinar qual o melhor solo para perfurar e obter resultados, antes de começarem sequer a escavar.
A sonda nova vai recolher as amostras e colocá-las num contentor específico. A NASA pretende depois recuperar estas 31 amostras e analisá-las cá, na Terra. Ainda não se sabe como será feito este retorno, mas nada impede que possam estar a ser preparadas missões tripuladas, onde os humanos poderão conduzir o veículo de volta.