Este era um dos segredos mais procurados pelas equipas de cientistas: como é que os portos italianos construídos na Roma Antiga ainda se mantêm quase intactos quando os materiais usados hoje em dia raramente duram mais de 50 anos se expostos à água salgada.
Uma equipa de investigadores publicou no Journal of the American Ceramic Society e na American Minerologist a descoberta do segredo romano. Este povo usaria uma mistura de lima com rocha vulcânica, noticia o Gizmodo. Esta mistura, em proporções específicas, oferecia o betão necessário à construção de estruturas que resistem bem ao passar do tempo.
Em estruturas subaquáticas, por exemplo, era usada uma mistura semelhante, com lima e cinza de rocha vulcânica. Esta mistura, conjugada com água do mar, provocava uma reação química que hidratava a lima e assegurava a firmeza da construção.
Esta descoberta pode ainda ter impacto no ambiente, uma vez que a alternativa romana parece ser bastante mais “verde” do que os materiais usados atualmente.