As companhias norte-americanas Anova e AOptix estão a trabalhar com o objetivo de instalar os primeiras redes de comunicação por laser entre casas de corretagem. Segundo a BBC, as primeiras instalações deverão ser usadas para comunicações de curto alcance.
Numa data que ainda por divulgar, deverá ser instalado um sistema similar para comunicar entre corretores do Reino Unido e Alemanha. As datas de disponibilização da tecnologia não foram ainda avançadas.
Além de lasers, o sistema deverá recorrer a redes wireless. O uso desta tecnologia que, originalmente, foi desenvolvida para garantir a comunicação entre aviões militares, tem por propósito a aceleração das comunicações entre investidores.
Os mentores destes projetos garantem que as comunicações por laser conseguem latências similares às comunicações por micro-ondas, que hoje são usadas em várias casas de corretagem com uma a latência 40% menor que a média das comunicações de dados suportadas pelas redes de fibra ótica.
Só que as redes de micro-ondas, que têm como trunfo a aceleração do envio dos dados que ajudam os investidores a tomarem decisões, têm uma limitação: podem ser afetadas pelas condições climatéricas.
As comunicações por laser não são afetadas pelas variações do clima – e por isso, os mentores do projeto acreditam poder criar uma rede de comunicações com o mesmo nível de fiabilidade das redes de fibra ótica.