O avanço foi conseguido pelos cientistas da Universidade da Califórnia, que usaram o NeuroSky Mindset EEG headset e algum software personalizado. O headset foi usado para monitorizar as ondas cerebrais do utilizador e custa 99 dólares, incluindo já a ligação ao PC ou tecnologia Bluetooth.
A experiência envolveu “ler” os pensamentos de vários utilizadores, que já tinham sido usados para bloquear conteúdos. As ondas cerebrais únicas de cada um conseguiram desbloquear os ficheiros, sem ser necessária qualquer password, noticia o Mashable. O pensamento que bloqueia/desbloqueia os conteúdos tem de ser simples, ou seja, o utilizador deve estar a pensar sempre na mesma palavra ou num determinado movimento.
Este método leva a autenticação biométrica para um nível diferente e pode ser usado para garantir uma maior segurança. No entanto, ainda resta saber o que poderá ser feito no sentido de haver um método de “recuperação de pensamento”, semelhante ao “recuperar password”, no caso de o utilizador se esquecer.