O Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo recebeu hoje luz verde para um financiamento de 3,6 milhões de euros para a primeira fase de construção. De acordo com o comunicado enviado à imprensa, a Autoridade de Gestão do InAlentejo assinou esta manhã 26 contratos de financiamento no âmbito do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, na Universidade de Évora.
O mesmo comunicado indica que os contratos hoje assinados «correspondem a um montante total de cerca de 21 milhões de euros e uma comparticipação financeira comunitária do FEDER no montante de cerca de 15 milhões de euros».
O projeto prevê que o PCTA venha a ocupar uma área total superior a 25 mil metros quadrados em Évora, incluindo áreas dedicadas à investigação à instalação de empresas na área da ciência e tecnologia.
Ainda não há data para iniciar-se a construção efetiva do novo parque, que deverá ser especializado nas seguintes áreas: Energia e Mobilidade, Mecatrónica, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Tecnologias Agroalimentar, Materiais, Biotecnologia e Ambiente/Sustentabilidade.