Chama-se e Watawescue e quando não está em contacto com a água não é mais que uma simples T-Shirt que pode ser usada por crianças dos dois aos quatro anos. Mas quando entra em contacto com a água esta T-shirt transforma-se em colete salva-vidas sempre que entra em contacto com a água, prevenindo assim um eventual afogamento.
O projeto distingue-se em dois aspetos: foi desenvolvido apenas por estudantes do sexo feminino; e ganhou o primeiro prémio do concurso InvenTeams Program, que valeu uma recompensa avaliada em 10 mil dólares.
O salva-vidas automático está equipado com um reservatório insuflável com a forma de um tubo que se encontra sob as mangas. Este reservatório está conectado a um “cartucho” com dióxido de carbono e um alarme sonoro. O “cartucho”, que se encontra num pequeno bolso que se encontra nas costas da T-Shirt, começa a bombear o dióxido de carbono comprimido assim que o selo de segurança se dissolve em contacto com a água.
O gás comprimido não só enche o reservatório que foi colocado sob as mangas do salva-vidas como também ativa um alarme que produz som ao passar por um dispositivo vibratório, descreve o site NBCNews.
As jovens investigadoras vão ter, agora, a oportunidade de testar a veia de empresárias e desenvolver um produto que pode ser usado por crianças dos dois aos quatro anos, sempre que se encontram a brincar junto a piscinas, praias, lagos ou rios.