Durante a conferência realizada esta manhã no Hospital de Santa Maria, foi possível ver a YScope em ação: a cerca de um metro de distância qualquer utilizador pode navegar, apenas com os gestos de uma mão, num interface que permite aceder a várias imagens e exames médicos
Seleção de imagens, ampliação de raios x, avançar e recuar nos “ filmes” de uma ressonância magnética – todas estas funcionalidades exigem apenas que o utilizador movimente uma das mãos para o local onde se encontra o ficheiro pretendido e abra e feche o punho para executar a funcionalidade à correspondente à de um clique de um rato.
A solução criada pela YDreams a partir dos requisitos definidos pela Unidade Neurocirurgia do Hospital de Santa Maria apenas exige um Kinect e um ecrã para a visualização das imagens. Não é necessário qualquer servidor dedicado para correr o software de reconhecimento de movimentos desenvolvido pela YDreams.
A manipulação das imagens à distância tem como objetivo criar um sistema alternativo aos painéis de luz e aos computadores que permitem ver raios x e ressonâncias magnéticas, mas exigem que os cirurgiões ponham em risco a necessária esterilização, com o toque em películas ou no próprio rato do computador.
Com o YScope, o cirurgião apenas tem de mover os braços para navegar num interface que lhe permite visualizar os mais variados exames e tirar dúvidas quanto à maleita que afeta um doente – sempre sem pôr em risco a esterilização exigida nas salas de operações.
A solução, que vai começar a ser testada em breve na Unidade de Neurocirurgia do Hospital de Santa Maria, contou hoje com um utilizador especial: o ministro da Saúde, Paulo Macedo, também manipulou alguns dos exames médicos confirmando que a aplicação é fácil de usar.
«Pode ter um benefício enorme em termos de urgências, porque os médicos podem poupar tempo a analisar os diferentes exames. E também pode ser útil para reduzir as taxas de erro nas cirurgias», concluiu o governante durante a conferência de apresentação do YScope.
Nesta página pode ver a Yscope a funcionar num vídeo promocional produzido pela Ydreams.