Os cientistas do Media Labs do MIT necessitaram de um dispositivo com três camadas de LCD para criar a sensação tridimensional. Estes ecrãs têm uma taxa de atualização de 360 Hz, ou seja, de 360 vezes por segundo. O mesmo princípio é usado na Nintendo 3DS, mas na consola duas camadas de LCD são suficientes para criar a ilusão, e a camada inferior alterna apenas entre mostrar bandas claras ou escuras.
Em 2010, os investigadores apresentaram o HR3D, um sistema com o algoritmo e a imagem certa a passar em duas camadas de LCD e que produziam imagens tridimensionais. O desafio que se colocou na altura foi que o projetor ou a Nintendo têm apenas de emitir uma imagem para um utilizador, mas este sistema do MIT iria ser visto por centenas de utilizadores em simultâneo e em movimento, explica o The Next Web.
E é aí que entra a terceira camada de LCD. Weitszein juntou-se à equipa mais tarde para ajudar a desenvolver o algoritmo necessário para saber que imagem passa em cada camada, a qualquer instante, para que estejam sincronizadas e a fazer o efeito 3D.
A façanha foi conseguida e está reproduzida no vídeo que encontra neste artigo.