Atualmente, quando o telefone toca, não tem necessariamente de ser por causa de uma chamada ou telefonema. O som pode ser originado por uma notificação de uma rede social, ou por um e-mail.
Brevemente o seu telefone poderá tocar por um outro motivo. A tecnologia desenvolvida pela Intel permite que o seu carro o notifique caso esteja a ser roubado, ou caso tenha sido danificado. A tecnologia permite-lhe também receber no seu telefone um stream de vídeo a partir do veículo, o que lhe dá a oportunidade de ver a cara de satisfação de quem acabou de lhe levar o carro.
O sistema, que está a ser desenvolvido pela equipa de Victor Lorenz nos laboratórios de investigação da Intel, consiste de uma placa de circuitos equipada com um processador Atom. A placa faz liga-se aos sistemas eletrónicos do carro e cria uma ligação com um servidor "na nuvem" através de uma rede móvel.
Em declarações ao Technology Review do MIT, Lorenz afirma que "a ideia de ser notificado cada vez que algo acontece com o meu carro é muito apelativa", mas ressalva que "é algo que simplesmente ainda não é possível".
Segundo o mesmo site, a Intel está também a estudar outras aplicações para a tecnologia. A empresa pensa ser possível que o carro recolha dados sobre a sua performance para que sejam enviados ao fabricante e que sejam também recolhidas informações sobre hábitos de condução para que sejam partilhadas com as seguradoras ou com as autoridades. Mas segundo Lorenz, "ainda estamos a pensar em formas de o fazer sem comprometer a privacidade do condutor".
E você, instalaria esta tecnologia no seu carro se ela já se encontrasse disponível?