A inovação resulta da tese de doutoramento que Duarte Duque desenvolveu na Universidade do Minho.
Além de ter requerido o registo de patente internacional, Duarte Duque criou a empresa Exva, com o objetivo de assegurar a exploração comercial do Mowie.
O Mowie tem por base um algoritmo que, à semelhança do Kinect, da Microsoft, permite a uma ou mais pessoas interagir com um jogo ou um ambiente informático com os movimentos do corpo.
Só que, ao contrário do Kinect, o Mowie não tem restrições no que toca à iluminação e pode ser usado por um número de utilizadores virtualmente ilimitado (o Kinect apenas permite duas pessoas em simultâneo).
Outro elemento diferenciador das duas tecnologias: enquanto o Kinect permite captar movimentos de pessoas a uma distância 2,5 metros, o Mowie está apto a interagir com pessoas que estejam a 100 metros de distância, informa a Lusa.
A nova solução, que pode operar com uma câmara sem grandes requisitos técnicos, também pode revelar-se útil na gestão de edifícios ou sistemas de videovigilância.
O Mowie fez a primeira apresentação pública durante a passada sexta-feira, no Centro Utopias, Sonhos e Projectos (CUSP), de Braga.
No vídeo inserido nesta página pode ter uma ideia do potencial do Mowie.
***Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico***
Subscreva a newsletter da Exame Informática e receba todas as notícias sobre tecnologia por e-mail